Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Luís Montenegro: “não desistimos de recuperar e de transformar o nosso país”
O líder parlamentar do PSD assumiu que os sociais-democratas estão disponíveis para manter o mesmo espírito de compromisso e de salvaguarda do interesse nacional.

Luís Montenegro enfatizou, esta sexta-feira, que Portugal necessita de espírito de compromisso para garantir a confiança e para enfrentar a exigência dos tempos que vivemos. De acordo com o líder da bancada do PSD, “para garantir a confiança e para consubstanciar esse espírito de compromisso, o primeiro requisito é todos sermos capazes de cumprir a palavra do Estado. É importante que possamos assumir esse compromisso de cumprir a palavra, quer avaliando aquilo que foi o nosso percurso nestes últimos dois anos, quer perspetivando como podemos continuar a fazê-lo no futuro e como nos devemos comportar depois de terminado este programa de assistência económica e financeira”.

No início do debate sobre o Estado da Nação, o social-democrata não ignorou que os tempos que vivemos são de particular exigência. “É a terceira vez, nos últimos 35 anos, que Portugal é forçado a pedir ajuda externa para que o Estado possa cumprir as suas principais obrigações. Esta é uma sina que Portugal tem de evitar. Nós não podemos nem devemos estar condenados a recorrer ao exterior para cumprirmos as nossas necessidades mais básicas”. Neste âmbito, o deputado recordou que, comparativamente com o pedido de ajuda feito em 1983, o esforço que é necessário fazer na sequência deste pedido é 15 vezes maior. “E já nessa altura o país viveu grandes dificuldades: conflitualidade social, greves, salários em atraso, impostos a subir, impostos criados excecionalmente. E na altura tínhamos uma arma, a desvalorização da moeda. E na altura a Europa não estava em crise. É bom que todos tenhamos a noção da exigência do programa a que nos obrigámos em maio de 2011”.

“Neste últimos dois anos nós já fomos capazes de percorrer grande parte deste caminho de recuperação. Dois anos depois, a verdade é que, do ponto de vista financeiro, nós temos uma situação financeira equilibrada, difícil, exigente, mas equilibrada. Dois anos depois foi possível implementar várias reformas estruturais. Foi possível diminuir, de forma muito substancial, a despesa pública. E foi possível recuperar a nossa credibilidade. Não há país que consiga estes resultados sem credibilidade e sem confiança”.

A terminar, Luís Montenegro referiu-se a vários dados positivos que têm surgido nos últimos tempos, como a exportações ou o crescimento do PIB, e frisou que o PSD, tal como fez até aqui, está disponível para manter o mesmo espírito de compromisso e de salvaguarda do interesse nacional. “Nós não estamos aqui para desistir, no PSD não estamos para desistir de recuperar e de transformar o nosso país. Nós estamos aqui para resistir, para lutar e para, em conjunto com as demais forças políticas e forças da nossa sociedade, debelarmos esta crise gravíssima e evitarmos que, no futuro, aqueles que vierem a seguir a nós tenham de passar por um momento como este”.

12-07-2013 Partilhar Recomendar
Estado da Nação: Luís Montenegro questiona o Primeiro-Ministro
28-07-2020
Governo só respondeu a metade das perguntas dos deputados
    O Governo apenas respondeu a 265 das 461 perguntas que o PSD entregou no Parlamento.
24-07-2020
Rui Rio: políticas do Governo vão determinar “o sucesso da recuperação do País”
   
24-07-2020
Estado da Nação: PSD defende mais transparência e apoios para as regiões autónomas
    Luís Leite Ramos, Paulo Moniz e Sara Madruga da Costa questionaram o Primeiro-Ministro.
24-07-2020
Verba das multas dos passageiros sem testes à Covid deve ser canalizada para o SNS
    Ricardo Baptista Leite afirma que o dinheiro deve ser canalizado para a criação das 400 camas de cuidados intensivos que o Governo prometeu para o inverno e que continuam sem aparecer.
24-07-2020
Debate do Estado da Nação: Rui Rio teme “asneiras do passado” e “rendas garantidas” no hidrogénio
    O Presidente do PSD questionou o Primeiro-Ministro sobre a política energética, nomeadamente o projeto da produção de hidrogénio em Portugal.
22-11-2019
Rui Rio e Pinto Balsemão eleitos para o Conselho de Estado
   
21-11-2019
Transição Digital: governo deve estabelecer metas e prazos
    Filipa Roseta apelou à “coragem política” do executivo para “firmar, cumprir e estabelecer metas e prazos”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
10-07-2019
António Costa governa em permanente modo de “reality-show”
    Fernando Negrão acusou o Primeiro-Ministro de falar de um “país virtual”, “para a fotografia”, “pintado de cor-de-rosa”, em que o Governo “fez tudo bem”, mas que é desmentido diariamente pela realidade.
10-07-2019
“O Primeiro-Ministro falhou na proteção da saúde dos portugueses”
    Ricardo Baptista Leite enumerou um conjunto de promessas que António Costa fez e não cumpriu.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas