Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Rosa Arezes desafiou o PS a explicar a ocultação da auditoria aos exercícios de 2005 a 2008 dos Estaleiros de Viana do Castelo
A deputada interrogou-se sobre a possibilidade de haver mais algum documento relevante para o futuro dos Estaleiros que tenha sido ocultado.

“Todos sabemos da importância dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, para o crescimento económico e para o desenvolvimento da Região e do País. Lamentável é que os projetos de resolução que hoje aqui debatemos pareçam ter apenas como motivação o mais puro oportunismo político e a demagogia populista. Os partidos da oposição pretendem aqui passar a ideia de que são os grandes defensores dos Estaleiros e dos seus trabalhadores”.

Foram estas as primeiras palavras de Rosa Arezes em mais um debate sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. De seguida, a parlamentar recordou que “quando este Governo tomou posse o que o Governo socialista deixou em cima da mesa foi o despedimento de 420 trabalhadores o que levaria inevitavelmente ao seu encerramento. E da famigerada herança socialista não constava qualquer projeto de viabilização da empresa. Pelas graves responsabilidades que tem em todo este processo o Partido Socialista deveria explicar ao País os apoios estatais de 180 milhões de euros concedidos pelos dois anteriores governos, situação que, aliás, desencadeou a investigação da Comissão Europeia, com o consequente encerramento do processo de reprivatização”.

“Face aos acontecimentos mais recentes, o Partido Socialista deve ainda mais explicações. Que têm a dizer os Senhores Deputados do Partido Socialista à descoberta, na semana passada, de uma auditoria aos exercícios de 2005 a 2008 dos Estaleiros de Viana do Castelo, concluída em meados de 2009, pela Inspeção-Geral das Finanças, e que pura e simplesmente foi ocultada, pelo anterior Governo”, questionou a deputada.

Face a esta situação impensável num regime democrático, Rosa Arezes frisou que os deputados do PSD não podem deixar de equacionar: “será que ainda existe mais algum documento relevante para o futuro dos Estaleiros que, que deva ser do conhecimento da Assembleia da República e dos Portugueses? Lamentamos que os mesmos que afundaram o País na iminência de bancarrota e contribuíram para a ruína da empresa tentem agora passar a ideia de que com eles tudo seria um mar de rosas. Não podemos deixar de repudiar que quem manobrou tudo e todos, de tal forma que o caos dos Estaleiros só saltou para a ribalta após as eleições de junho de 2011, venha agora com lágrimas de crocodilo e com pretensas lições de responsabilidade e de preocupação social”.

Da parte deste Governo, adianta a social-democrata, em vez de jogadas eleitoralistas, temos seriedade e rigor “na construção de um futuro viável para esta atividade económica e para os seus trabalhadores que, neste momento, estão já a laborar na construção dos asfalteiros”.

12-06-2013 Partilhar Recomendar
12-04-2019
Estaleiros de Viana: Primeiro-Ministro devia agradecer ao anterior governo
    José de Matos Correia congratulou todos os que contribuíram para a viabilização dos estaleiros e censurou os que tudo fizeram para que o problema não se resolvesse.
29-03-2019
Liliana Silva alerta para as desigualdades territoriais decorrentes da medida dos passes sociais
    A deputada afirmou que em Viana do Castelo a verba atribuída não vai permitir melhorar a rede de transportes.
31-01-2019
PNI2030: Pedro Alves contesta a ausência do distrito de Viseu das prioridades de investimento público do governo
    O deputado elencou um conjunto de investimentos cruciais para o distrito que estão ausentes do Programa Nacional de Investimentos 2030.
30-04-2015
Deputados do PSD em visitas às empresas para comprovar que “Portugal Faz Bem”
    Esta foi a segunda semana de uma iniciativa que pretende valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses.
21-04-2015
Deputados do PSD em visitas às empresas para comprovar que “Portugal Faz Bem”
    Iniciativa dos sociais-democratas pretende valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses.
24-02-2015
Deputados do PSD reúnem com o Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho
    Os deputados eleitos por Viana do Castelo constataram que não foi necessário acionar o Plano de Emergência para a Gripe.
21-01-2015
Estaleiros de Viana do Castelo: em apenas oito meses foram admitidos 135 trabalhadores
    Eduardo Teixeira afirmou que esta atividade está relançada e apelou aos que “agoiravam o pior” para pedirem desculpa ao país.
08-01-2014
Estaleiros: PSD destaca transparência do processo
    Carlos Abreu Amorim declarou que não era possível continuar a “derramar dinheiro dos contribuintes”.
04-12-2013
Estaleiros de Viana: Carlos Abreu Amorim lamenta que o PS não assuma as suas responsabilidades
    O Vice-Presidente da bancada do PSD recordou que os estaleiros custam aos contribuintes 110 mil euros por dia.
17-09-2013
“Continuamos fortemente empenhados na defesa da indústria da construção naval”
    Eduardo Teixeira desafiou os socialistas a convencerem os colegas do Governo Açoriano para ficarem com o Navio Atlântida.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas