Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Conceição Pereira saúda a decisão do Governo de criar uma comissão para a deficiência
A preocupação da bancada do PSD para com as pessoas com deficiência foi expressa pela deputada.

“Sempre acreditei que abençoados são os pais que têm filhos especiais. Acho que somos escolhidos a dedo! Sim, porque com eles temos muito a aprender, a ensinar e mesmo sendo um grande desafio, é um momento único para nos tornarmos seres humanos melhores”. Foi com as palavras da mãe de uma criança portadora de deficiência que sente o desafio diário e a necessidade de apoio que o seu filho necessita, mas também a riqueza humana que recebe diariamente, que Conceição Pereira iniciou a sua intervenção no debate sobre o Projeto de Lei que pretende corrigir o pressuposto de assistência a filhos menores com deficiência.

De seguida, a deputada do PSD recordou as razões apresentadas na nota justificativa, como seja: “uma criança portadora de deficiência não a perde ao fim de um ano de vida pois, pois em muitas situações estas têm tendência a agravar-se com a idade; em muitos casos a deficiência só é diagnosticada após um ano de idade”. Face a esta realidade, Conceição Pereira enfatizou que “o Grupo Parlamentar do PSD entende, é sensível e conhece no terreno situações reais e o esforço que muitos pais desenvolvem diariamente para acompanharem e aprenderem a viver com o problema do seu filho”. No que respeita à Lei em vigor, a parlamentar recordou que “no atual código de trabalho e no regime da parentalidade os pais com filhos nesta situação, e independentemente da idade, têm recurso a outros direitos no âmbito das faltas e licenças”. Contudo, Conceição Pereira anunciou que o PSD, juntamente com o CDS, vão dar entrada de um Projeto de Resolução para que avalie se esta Lei deve ou não ser alterada.

A terminar, a social-democrata saudou o Executivo por, ainda ontem, ter criado uma comissão para a deficiência.

07-02-2013 Partilhar Recomendar
20-04-2010
OPINIÃO / Tributo Solidário
    Numa Democracia como a nossa, os apoios sociais que o Estado dá a quem necessita são uma função essencial. A justiça social é ajudar quem precisa. Podemos discutir modelos e modalidades de apoio social, mas nunca ouvi um dirigente político afirmar que o Estado não deve apoiar os mais desfavorecidos. E ainda bem, pois todos queremos uma sociedade mais equilibrada, mais justa e sem pobreza.
13-04-2010
Deputados do PSD questionam Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social
    Helena André respondeu às perguntas dos sociais-democratas que incidiram sobre medidas de apoio ao emprego, igualdade e IPSS.
11-03-2010
PSD questiona baixa execução do programa PARES
    Deputados alertam para os entraves burocráticos dos processos
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas