Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD defende uma adequação das medidas restritivas para acesso às áreas protegidas
Paulo Cavaleiro declarou que os sociais-democratas pretendem uma facilitação para a prática desportiva e desenvolvimento da atividade agrícola.

Paulo Cavaleiro fez, esta quinta-feira, referência ao Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que avalie a adequação das medidas restritivas no acesso à prática desportiva e desenvolvimento da atividade agrícola em áreas protegidas. Na sequência de uma intervenção do CDS sobre esta temática, o social-democrata referiu que é importante que exista um reconhecimento do sector primário como estruturante para a economia portuguesa, que existe a necessidade de se rever alguns critérios a aplicar às atividades relacionada com este sector nas áreas protegidas, na vertente turística é crucial o equilíbrio entre a visitação do território e o não comprometimento entre os valores a proteger e que exista uma dinamização da prática da atividade desportiva.

Dirigindo-se à bancada dos centristas, o parlamentar enfatizou que os sociais-democratas pretende que o Governo reveja e simplifique os procedimentos administrativos exigidos a residentes e a agricultores, cuja atividade esteja inserida dentro de zonas protegidas, que promova uma clarificação do sistema de atribuição de licenciamento a clubes desportivos e recreativos pelo ICNB, relativamente aos quais devem recair alguns benefícios mas também obrigações especiais de utilização, promoção, proteção e conservação das áreas protegidas aos quais têm acesso e que se avalie os resultados da aplicação da Portaria que regula as taxas de acesso aos parques naturais atualmente em vigor, procurando adaptá-la e melhorá-la, nomeadamente, nos prazos de antecedência para pedidos de acesso, adequação do valor das taxas cobradas à dimensão, número de visitantes e respetivos impactos causados pelos mesmos nas áreas protegidas percorridas. Por fim, afirmou Paulo Cavaleiro, o PSD pretende que o Governo pondere a criação de um banco de voluntariado nas áreas protegidas destinado a colaborar com os vigilantes da natureza nas operações de proteção e conservação dos parques e na sensibilização ambiental, que poderiam beneficiar de uma licença anual para atividades nas áreas protegidas, equiparando-os às entidades inscritas no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística.

17-05-2012 Partilhar Recomendar
12-05-2020
1300 ginásios e clubes de fitness desconhecem data de reabertura
    Numa pergunta ao ministro da Educação, os deputados do PSD questionam para quando está prevista a reabertura dos ginásios.
12-05-2020
Governo deve esclarecer se é contra o prolongamento da central nuclear de Almaraz
    Os deputados do PSD questionam o Governo sobre que diligências realizou “com vista ao mais rápido encerramento da Central Nuclear de Almaraz.”
06-05-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização sobre o depósito dos resíduos domésticos
    Bruno Coimbra sublinhou que, em tempos de crise pandémica, a gestão de resíduos ganha ainda maior importância.
04-05-2020
É urgente a remoção de plantas invasoras nos afluentes do Tejo – Aravil, Ponsul e Zêzere
    O PSD questionou o Ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre as ações que o Governo português pretende desenvolver para remover plantas aquáticas invasoras do rio Tejo e dos seus afluentes.
04-05-2020
Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas é decisiva para impulsionar a “economia verde”
    O PSD reafirma que a economia verde é apontada “como motor da recuperação” na fase posterior à pandemia de covid-19.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
06-04-2020
Covid-19: Bruno Coimbra propõe campanha televisiva para incentivar “boas práticas” na deposição dos resíduos domésticos
    O deputado sugere ao Governo o patrocínio de uma campanha de sensibilização para promover as “boas práticas” que devem ser tidas em conta pela população.
06-03-2020
O PSD tem um vasto legado histórico na implementação e defesa de políticas defensoras do ambiente
    Paulo Leitão refere que, em matéria ambiental, os sociais-democratas defendem o princípio da responsabilização e do reconhecimento.
04-03-2020
Deputados do PSD insistem na revisão da Convenção de Albufeira
    Os deputados do PSD defendem a revisão do acordo assinado entre Portugal e Espanha, com o objetivo de harmonizar o uso e aproveitamento dos recursos e rios transfronteiriços em benefício dos dois países. Em 2019, foi aprovada uma resolução pelo Parlamento que recomenda a atualização do compromisso.
04-03-2020
Violência no desporto: PSD acusa o Governo de inação
    André Coelho Lima confrontou o Governo com a falta de atuação na prevenção e no combate aos fenómenos de violência no desporto.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas