Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Sociais-democratas questionaram o Secretário de Estado do Desporto e Juventude
Foram vários os deputados do PSD a pedir esclarecimentos ao governante.

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, respondeu, esta terça-feira, às perguntas dos deputados do PSD sobre as áreas que tutela. Paulo Cavaleiro, o primeiro deputado a intervir, começou por saudar a postura do governante por, contrariamente ao seu antecessor, responder às perguntas dos deputados. De seguida, centrando-se nas questões, o deputado referiu-se aos centros de alto rendimento. Segundo o parlamentar este foi um sector com que o PSD se preocupou na anterior legislatura e essa atenção vai-se manter nesta legislatura. O deputado enfatizou que, nos últimos anos, as nossas infra-estruturas foram melhoradas mas não foi definido nenhum caminho.

Na opinião de Paulo Cavaleiro o alto rendimento é importante para a promoção do nome de Portugal e um estímulo para a prática do desporto no nosso país e, como tal, é importante saber se existe algum documento deixado pelo anterior Governo sobre a linha de orientação dos centros de alto rendimento.

De seguida, e a menos de um ano para os Jogos Olímpicos de Londres, o social-democrata afirmou ser importante saber qual o ponto de situação sobre o contrato realizado com Comité Olímpico Português.

A concluir a sua intervenção o social-democrata pediu esclarecimentos adicionais sobre o Grupo de Trabalho para o desporto anunciado pelo Governo, nomeadamente, o objectivo e calendarização de actividades.

Seguiu-se a intervenção de Duarte Marques. O deputado começou por salientar que é curioso ver que o anterior Secretário de Estado, que não respondia às perguntas que lhe eram feitas, venha agora criticar o Executivo por não responder às perguntas. O parlamentar mostrou-se satisfeito com a importância dada pelo Governo à juventude, demonstrada na intenção de ouvir diversas entidades para a elaboração de um livro branco para a juventude e na convocação do Conselho Consultivo de Juventude.

Na opinião de Duarte Marques, são necessárias novas políticas de juventude, que o IPJ passe a ter programas específicos para a resolução dos problemas dos jovens e que as políticas de juventude sejam feitas em consonância com as associações de estudantes e juvenis.

Pedro Pimpão afirmou que o principal problema que afecta os jovens é a emancipação jovem. Segundo o social-democrata somos um dos países da União Europeia que tem a taxa de emancipação mais tardia, fundamentalmente devido à dificuldade no acesso à habitação e ao mercado de trabalho. O social-democrata considera que o incentivo ao arrendamento tem sido um falhanço e que este Governo deveria contrariar o actual cenário e fomentar esse arrendamento, em especial nos centros históricos. À semelhança do arrendamento, Pedro Pimpão considera que o emprego jovem tem de ser uma prioridade do Governo.

De seguida foi a vez de Isilda Aguincha intervire se referir ao programa OTL. Segundo a deputada o anterior Governo socialista cancelou este programa de grande procura e sucesso. Contudo, o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do actual Governo já assumiu que poderá ser possível reactivar este programa. Ao Secretário de Estado a deputada perguntou quando será possível reactivar este programa.

Maria Ester Vargas foi a deputada que se seguiu. Para a deputada o associativismo juvenil é um dos aspectos que mais pode contribuir para a formação dos cidadãos, sendo por isso fundamental fomentar estas associações. A social-democrata alertou, de seguida, para o facto de existirem muitas dificuldades na criação de associações pedindo ao Executivo que reduza a carga burocrática inerente à criação destas associações.

A encerrar a sua intervenção, Maria Ester Vargas saudou o facto de o Governo pretender aumentar o Orçamento deste sector.

Cristóvão Ribeiro, o interveniente seguinte, lembrou que as doenças cardiovasculares são a segunda maior causa de morte entre os jovens. Aproveitando a presença do governante, o social-democrata questionou qual o papel que o desporto escolar e desporto universitário pode ter no combate a estas doenças e quis saber se o Governo pensa tomar alguma medida de sensibilização.

A propósito da celebração dos 25 anos do Cartão Jovem, Cristóvão Ribeiro perguntou ao Secretário de Estado se estão previstas algumas inovações para este instrumento utilizado por milhares de jovens.

Por fim, foi a vez de Margarida Almeida intervir. A parlamentar lamentou a falta de apoio às modalidades não olímpicas, apesar de serem modalidades com muitos praticantes, de representam Portugal no estrangeiro e de alcançarem muitas medalhas. A deputada perguntou ao governante que medidas pretende tomar no sentido de apoiar estas modalidades para que também possam evoluir.

20-09-2011 Partilhar Recomendar
Duarte Marques questiona Sec. Estado Desp. Juventude
Pedro Pimpão questiona Sec. Estado Desp. Juventude
Isilda Aguicha questiona Sec. Est. Desp. Juventude
Maria Ester Vargas questiona Sec. Est. Desporto
Simão Ribeiro questiona Sec. Est. Desporto
Margarida Almeida questiona Sec. Est. Desporto
Duarte Marques questiona Sec. Estado Desp. Juventude
Paulo Cavaleiro questiona Sec. Estado do Desporto
14-05-2019
Voto aos 16 anos: proposta é ineficaz e não passa de uma mera ação populista do PAN
    Laura Magalhães entende que “lançar uma revisão constitucional a menos de 5 meses das eleições legislativas não é a forma séria de debater este problema”.
14-05-2019
Joana Barata Lopes acusa o PAN de “instrumentalizar os jovens”
    A deputada considerou “uma farsa política” a iniciativa do PAN para alterar a idade mínima de voto para os 16 anos.
09-05-2019
“Portugal tem hoje a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre”
    Leonel Costa alerta que com a geringonça o montante de benefícios e isenções fiscais atingiu os 12 mil milhões de euros.
18-01-2019
Reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal realizadas entre 1922 e 1938 compete à Federação Portuguesa de Futebol
    No debate de uma Petição nesse sentido, Joel Sá recordou que a FPF procedeu à constituição de uma Comissão de Análise para avaliar esta situação.
04-01-2019
Pedro Pimpão defende ecletismo do desporto português e um combate firme ao racismo e violência no desporto
    O deputado lamentou o atraso do governo na alteração ao regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.
13-12-2018
“PSD propõe a criação do regime jurídico do arrendamento urbano para efeitos de qualificação, educação e formação”
    Margarida Balseiro Lopes considera que esta é a resposta aos mais de 70 mil alunos deslocados que não conseguem ter vagas em residências.
05-12-2018
“O governo considera a auscultação dos parceiros do sistema desportivo uma mera formalidade”
    Leonel Costa lamenta que o governo se mostre indiferente aos reais interesses dos agentes desportivos.
24-10-2018
Margarida Balseiro Lopes lamenta demora do governo em legislar sobre o regime jurídico do associativismo jovem
    A deputada frisou que “o tempo arrastou-se e o processo tornou-se um embaraço político para o governo”.
28-09-2018
Pedro Pimpão destaca afirmação do movimento paralímpico em Portugal
    O parlamentar expressou o apoio do PSD a todas as medidas que sirvam para valorizar o movimento paralímpico.
25-04-2018
25 de abril: “a liberdade tem de ser conquistada e reconquistada todos os dias”
    No discurso comemorativo do 25 de abril, Margarida Balseiro Lopes defendeu como prioridade o combate à corrupção e a transparência no sistema político.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas