Os deputados eleitos pelo Distrito de Leiria nas listas do Partido Social Democrata visitaram os cinco concelhos do Norte do Distrito (Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande) no dia 21 de Fevereiro. Em Ansião a comitiva foi recebida pelo presidente Dr. Rui Rocha nos Paços do Município, onde reuniram e foram inteirados dos projectos, aspirações e constrangimentos sentidos no concelho. As áreas da saúde, da inter-municipalidadee dasacessibilidades estiveram no centro das preocupações, bem como a questão do modelo de poder local pretendido para o País, dada a diversidade de realidades existentes.
Já durante um almoço com jornalistas, os deputados Teresa Morais, Paulo Batista Santos, Fernando Marques e Conceição Bretts afirmaram estar, com esta visita,apenas a cumprir a sua obrigação de contacto com as populações e de fiscalização do trabalho do Governo no distrito que os elegeu.
Depois de almoço os deputados visitaram o centro de negócios de Ansião, onde tinham encontro marcado com uma representação da Associação Florestal do Concelho de Ansião e que visava a apresentação da situação preocupante do flagelo em que se está a tornar o nemátodo dopinheiro no concelho e no distrito. Antes de seguirem para Figueiró dos Vinhos os deputados visitaram a ampliação do parque empresarial do Camporês e, em Avelar, o novo Centro Escolar, praticamente concluído e a ser inaugurado a 10 de Março.
Nos concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Castanheirade Pêra, os deputados do PSD realizaram reuniões de trabalho com os respectivos autarcas e visitaram, entre outros locais, a Unidade Local de Formação de Bombeiros em Figueiró dos Vinhos.
À noite, em Pedrogão Grande, os parlamentares promoveram um colóquio subordinado ao tema "VALORIZAÇÃO DA FLORESTA E BIOMASSA", com o orador convidado Luís Marques Mendes, ex-Presidente do PSD e actual Presidente da Direcção da APEB - Associação dos Produtores de Energia e Biomassa.
A floresta, a defesa do mundo rural e os desafios da interioridade foram temas comuns nesta iniciativa dos parlamentares leirienses e que se enquadram no objectivo de criação de um Observatório Distrital, preconizado no âmbito da última campanha eleitoral para o Parlamento, e que tem sido o mote para outras iniciativas dos Deputados eleitos pelo PSD. |