Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Portugal está mal mas o Governo está pior”
Luís Montenegro afirmou que “600 mil desempregados são o legado dos governos e das políticas socialistas em Portugal”.

Luís Montenegro encerrou as intervenções do PSD no debate do Estado da Nação. Segundo o social-democrata a primeira conclusão a retirar deste debate “é a de que o país vive uma crise económica e social grave que é estrutural mas que o Governo insiste teimosamente em considerar conjuntural e originada pela situação financeira internacional”. Comprovativos dessa crise que vivemos são as “Finanças Públicas depauperadas, a divida pública e endividamento externo no limiar da insustentabilidade, o desemprego estrutural insuportável, mais pobreza, degradação dos sistemas públicos, incluindo os relacionados com as funções soberanas do Estado, a justiça e a segurança”.

Na opinião do Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD “o Estado gasta de mais e produz de menos. E com isso estrangula a sociedade, que perde recursos e recorre ao endividamento. O País gasta acima das suas possibilidades”. O deputado recordou, de seguida, que “onde propuseram a criação de 150.000 novos empregos, afinal geraram 150.000 novos desempregados, onde prometeram pôr o país a convergir com a Europa, crescendo mais do que a média europeia, falharam, onde quiseram reformar os sistemas públicos, acentuaram-se as desigualdades e as assimetrias regionais e mantiveram vários constrangimentos”. A conclusão de todo este cenário é, segundo o parlamentar, a de que o “Primeiro-Ministro está cada vez mais sozinho no País”.

Recordando as palavras de José Sócrates de “que está para nascer o Primeiro-Ministro que fizesse tanto pelo défice como ele próprio”, o deputado afirmou que hoje pode dizer “sem mentir que está para nascer um Primeiro-Ministro que tenha criado mais desempregados em Portugal”. “600 mil desempregados são o legado dos governos e das políticas socialistas em Portugal”, acrescentou.

A segunda conclusão retirada por Luís Montenegro é a de que “Portugal está mal mas o Governo está pior”. “Pior porque não reconhece a realidade, pior porque a maior parte dos seus membros primam ou pela ausência ou pela descoordenação”.

A terceira conclusão é a de que o “país confirma também no parlamento a emergência duma alternativa política ambiciosa e reformista, protagonizada pelo PSD e por Pedro Passos Coelho”. “A nossa divisa é reformar estruturalmente Portugal, é transformar o Estado fazendo-o gastar menos e libertando recursos para a sociedade, é transformar o Estado garantindo apoio aos que efectivamente precisam, por estarem mais vulneráveis, mas com o intuito de os estimular a ultrapassarem essa precariedade, é transformar o Estado eliminando os estrangulamentos da nossa classe média e o asfixia das nossas empresas”.

15-07-2010 Partilhar Recomendar
28-07-2020
Governo só respondeu a metade das perguntas dos deputados
    O Governo apenas respondeu a 265 das 461 perguntas que o PSD entregou no Parlamento.
24-07-2020
Rui Rio: políticas do Governo vão determinar “o sucesso da recuperação do País”
   
24-07-2020
Estado da Nação: PSD defende mais transparência e apoios para as regiões autónomas
    Luís Leite Ramos, Paulo Moniz e Sara Madruga da Costa questionaram o Primeiro-Ministro.
24-07-2020
Verba das multas dos passageiros sem testes à Covid deve ser canalizada para o SNS
    Ricardo Baptista Leite afirma que o dinheiro deve ser canalizado para a criação das 400 camas de cuidados intensivos que o Governo prometeu para o inverno e que continuam sem aparecer.
24-07-2020
Debate do Estado da Nação: Rui Rio teme “asneiras do passado” e “rendas garantidas” no hidrogénio
    O Presidente do PSD questionou o Primeiro-Ministro sobre a política energética, nomeadamente o projeto da produção de hidrogénio em Portugal.
22-11-2019
Rui Rio e Pinto Balsemão eleitos para o Conselho de Estado
   
21-11-2019
Transição Digital: governo deve estabelecer metas e prazos
    Filipa Roseta apelou à “coragem política” do executivo para “firmar, cumprir e estabelecer metas e prazos”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
10-07-2019
António Costa governa em permanente modo de “reality-show”
    Fernando Negrão acusou o Primeiro-Ministro de falar de um “país virtual”, “para a fotografia”, “pintado de cor-de-rosa”, em que o Governo “fez tudo bem”, mas que é desmentido diariamente pela realidade.
10-07-2019
“O Primeiro-Ministro falhou na proteção da saúde dos portugueses”
    Ricardo Baptista Leite enumerou um conjunto de promessas que António Costa fez e não cumpriu.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas