Os deputados do PSD eleitos por Leiria estão preocupados com os cerca de 6.800 utentes que estão sem médico de família no concelho das Caldas da Rainha. Neste sentido, entregaram na Assembleia da República um conjunto de perguntas, dirigido à Ministra da Saúde, onde questionam se o Ministério pretende encerrar outros Centros de Saúde e transferir serviços para as Unidades de Saúde existentes, criar mais Unidades de Saúde Familiar e contratar mais Profissionais da Saúde.
Segundo os sociais-democratas, a criação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES OESTE-NORTE) visava “dar estabilidade à organização da prestação de cuidados de saúde primários, permitindo uma gestão rigorosa, equilibrada, ciente das necessidades das populações e, acima de tudo, prevê-se a melhoria no acesso aos cuidados de saúde para se poderem alcançar maiores ganhos em saúde”. Contudo, o resultado foi a ocorrência de “uma situação dramática” nas Freguesias de Alvorninha, Santa Catarina, Carvalhal, Benfeiro e Landal. No documento pode ler-se que as “populações estão sem acesso aos cuidados de saúde primários, por falta dos médicos que prestavam serviço nos Centros de Saúde”.
“Tratam-se de cerca de 6.800 utentes, na sua maioria idosos, que estão sem médico de família e sem possibilidade de recorrerem às Unidades de Saúde Familiar por dificuldade de mobilidade e por estarem esgotadas as listas de utentes”, acrescentam. |