O deputado social-democrata recorda as dificuldades de sustentabilidade da segurança social
Para Adão Silva a proposta para que os trabalhadores com carreiras contributivas de 40 anos possam reformar-se sem penalizações é aceitável em “tempos normais”, mas neste momento “vivemos tempos anormais”. A crise, o acentuado envelhecimento da população, a possibilidade de afectar a sustentabilidade da segurança social e o aumento do desemprego são argumentos justificativos para a posição assumida.
Clara Carneiro mostrou-se satisfeita pelo fim de uma taxa extremamente injusta no sector da saúde
A deputada do PSD, Clara Carneiro, afirmou que o partido sempre considerou que as taxas moderadoras não eram incompatíveis com o direito de acesso à saúde, mas que o alargamento destas taxas à cirurgia e internamento era indigno. Para a social-democrata Partido Socialista esteve “dois anos a cobrar taxas que não devia ter cobrado”. Clara Carneiro mostrou-se ainda aberta à discussão de novas fórmulas de financiamento do sistema da saúde deste que não se criem taxas injustas como esta.
Declaração de voto do Vice-Presidente da Direcção do Grupo Parlamentar responsável pela área da Educação
O Projecto de Resolução apresentado pelo PSD e aprovado pela Assembleia da República põe fim ao modelo de avaliação dos professores e à divisão da carreira docente nas categorias de "professor" e "professor titular".
O deputado do PSD Pacheco Pereira falou do caso “Face Oculta”, e pediu explicações ao primeiro-ministro
Numa intervenção no debate do Programa do Governo, Pacheco Pereira afirmou que o caso “Face Oculta” tem de ser visto “do ponto de vista político e não apenas do ponto de vista judicial”. O deputado social-democrata quis saber qual a disponibilidade de José Sócrates para fornecer a informação necessária para que no Parlamento se possa “acompanhar as relações entre Governo e grupos económicos numa fase da governação em que há pouca transparência sobre essa matéria”.