Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ângela Guerra participa em Conferência da Universal Peace Federation no Parlamento da Coreia do Sul
A deputada referiu-se à importância da construção de um mundo de paz duradoura, assente na interdependência, prosperidade mútua e valores universais.
Na qualidade de Embaixadora para a Paz da Federação das Mulheres para a Paz Mundial Internacional, a deputada Ângela Guerra esteve no Parlamento da Coreia do Sul para participar numa conferência organizada pela Universal Peace Federation.
A parlamentar foi a representante europeia nesta Conferência destinada a debater os desafios críticos do nosso tempo, com enfoque na “responsabilidade dos parlamentares e dos líderes religiosos”.
Perante uma assistência composta por parlamentares dos quatro cantos do globo, líderes religiosos e líderes da sociedade civil, a deputada do PSD começou por destacar a importância da aprovação, por parte das Nações Unidas, da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, um plano de ação centrado nas pessoas, no planeta, na... (ver mais)
Partilhar  
PSD propõe prolongamento de bolsas de investigação até conclusão de concursos de emprego científico
Os sociais-democratas apresentaram um Projeto de Lei nesse sentido.
O atraso do governo na regulamentação do emprego científico e a falta de contratualização entre a FCT e as instituições de ensino superior têm colocado em perigo o futuro de centenas de investigadores em Portugal. A contratação de um número alargado de investigadores fundamentais para o desenvolvimento da ciência em Portugal, que estão atualmente com contratos de bolsas de investigação ou contratos de curta duração, tem vindo a ser sucessivamente adiada. Face aos atrasos intermináveis o PSD apresenta uma solução para prolongar as bolsas em vigor até à conclusão dos concursos.
Apesar de disponíveis 55 Milhões de Euros no OE2018, re-orçamentados desde 2016 por não utilização, o Governo está a demorar demasiado tempo na concretização destes contratos de emprego... (ver mais)
Partilhar  
Rubina Berardo leva preocupações da Madeira à Comissão Eventual para a definição da “Estratégia Portugal 2030”
A deputada reuniu com as entidades regionais e com a Eurodeputada Cláudia Monteiro Aguiar para se inteirar das matérias que interessam à Região.
Após ter tomado posse como membro efetivo da Comissão Eventual de acompanhamento do processo “Estratégia Portugal 2030” na Assembleia da República, a deputada Rubina Berardo, reuniu esta segunda-feira, no Funchal, com o Diretor Regional dos Assuntos Europeus, a Presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional e com a Eurodeputada Cláudia Monteiro Aguiar.
O dossier Madeira, no contexto da ‘Estratégia Portugal 2030, que regula o próximo quadro financeiro de apoios comunitários para Portugal, será uma das “principais prioridades” da deputada social-democrata junto da República e da União Europeia, através da Comissão... (ver mais)
Partilhar  
PSD contesta sistemático adiamento da requalificação do Liceu Camões
Os deputados querem sabem para quando está previsto o início efetivo das obras de requalificação.
O PSD condena o sistemático adiamento da requalificação do Liceu Camões. Numa pergunta dirigida ao Ministro da Educação, os deputados do PSD recordam que já denunciaram por diversas vezes “para a escandalosa diminuição a mínimos nunca vistos do investimento público nas obras de requalificação e manutenção nos estabelecimentos escolares. Uma diminuição também patente na sistemática diminuição de atividade e de investimento da empresa Parque Escolar E.P.E, que em dois anos, ou três Orçamentos de Estado, viu cortados em 40% os montantes previstos para despesas de capital. É caso para se afirmar que o Partido Socialista em dois anos passou do grande paladino da empresa Parque Escolar para seu coveiro, num período de crescimento económico que não é comparável ao esforço de... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa critica injustiça na atribuição de verbas do FFF à freguesia da Calheta
O alerta foi deixado após uma reunião com o Presidente da Junta de Freguesia.
A deputada Sara Madruga da Costa e o Presidente da Junta de Freguesia da Calheta, Antero Santana, criticaram o governo pela injustiça na atribuição de verbas do fundo de financiamento de freguesias à freguesia da Calheta.
“A freguesia da Calheta está a receber menos verbas que outras freguesias com menor área geográfica e com menos população, situação esta que é bastante injusta para a freguesia e para a sua população”, referiram os sociais-democratas.
Na reunião que teve lugar na Calheta, a parlamentar manifestou a sua solidariedade para com esta causa que considera justa, saudou o empenho do presidente da junta de freguesia na resolução deste... (ver mais)
Partilhar  
PSD exige explicações ao governo sobre enfermeiros despedidos no Hospital Gaia/Espinho
Os sociais-democratas questionaram o Ministro da Saúde.
O PSD exigiu ao governo explicações sobre a situação dos enfermeiros contratados pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) ao abrigo do plano de contingência da gripe, mas que não vão manter-se em funções.
Numa pergunta dirigida ao Ministério da Saúde, os deputados do Grupo Parlamentar do PSD exige saber "que medidas tomou o Governo para reverter o despedimento dos enfermeiros contratados pelo CHVNG/E em janeiro de 2018 e agora despedidos".
Em causa estão 12 enfermeiros que foram admitidos na unidade hospitalar referida ao abrigo do plano de contingência e que foram dispensados um mês antes do prazo inicialmente estipulado.
Na pergunta dirigida ao Ministro Adalberto Campos Fernandes, o PSD considera que esta é uma "situação grave, na... (ver mais)
Partilhar  
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
Conheça o Programa e Participe.

O Instituto Sá Carneiro e o European Ideas Network (EIN), think-tank do Grupo do Partido Popular Europeu, em colaboração com o Grupo Parlamentar do PSD realiza, no próximo dia 9 de fevereiro, um seminário subordinado ao tema “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”. A iniciativa, que decorre na Sala do Senado da Assembleia da República, conta com a participação do Comissário Europeu responsável pela ajuda humanitária e gestão de crises, Christos Stylianides.
Paulo Rangel, sublinhou que esta é um “uma visita muito importante que tem um carácter pedagógico mas também simbólico. Pedagógico porque iremos... (ver mais)
Partilhar  
Paulo Neves alerta que propostas do PS e do BE põem em causa a subsistência de unidades de Alojamento Local
O deputado destacou a importância deste modelo de negócio para a economia da Madeira.
O deputado do PSD na Assembleia da República, Paulo Neves, alertou para a importância que as unidades de Alojamento Local assumem na economia regional, notando que os partidos de esquerda defendem medidas que irão pôr em causa a subsistência das pequenas e médias empresas que investiram neste ramo.
Na Madeira verificou-se um aumento de 78% no alojamento local em 2016 face ao ano anterior. Existem atualmente 9.000 camas, sendo notória a importância deste modelo de negócio para a economia, para o turismo e até mesmo para a reabilitação urbana, defendeu Paulo Neves, exemplificando com os edifícios do centro do Funchal, anteriormente... (ver mais)
Partilhar  
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
O deputado Pedro Roque, enquanto Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros "5 + 5 Diálogo" do Mediterrâneo Ocidental que ocorreu em Argel, em 20 de janeiro de 2018. A conferência foi dedicada ao tema "Mediterrâneo Ocidental: promovendo o desenvolvimento económico e social inclusivo, compartilhado e sustentável, enfrentando desafios comuns na região".
Durante a reunião parlamentar, construída numa série de mesas redondas, parlamentares e especialistas tiveram a oportunidade de compartilhar atividades em curso e agendadas sobre temas-chave como Segurança Regional... (ver mais)
Partilhar  
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
Luís Leite Ramos foi eleito esta quarta-feira, 24 de janeiro, em Estrasburgo, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Popular Europeu no Conselho da Europa, a maior bancada parlamentar que integra Deputados de 47 países.
O deputado do PSD na Assembleia da República, que já era Vice-Presidente do Grupo Parlamentar responsável pela pasta da Economia e Obras Públicas, passa assim a integrar o bureau do PPE. Este é o mais importante órgão político do PPE em Estrasburgo que tem como responsabilidade definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
Portugal e o PSD voltam assim a ter um representante em tão importante estrutura do Grupo Parlamentar que tem mais elementos em todo o Conselho da Europa.
A... (ver mais)
Partilhar  
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas